Estudo de Caso

Resumo:

As avaliações de risco são essenciais para identificar idosos com maior propensão a sofrerem quedas. Contudo muitas vezes estas avaliações deixam de ser realizadas devido a um conjunto de fatores como por exemplo a disponibilidade de tempo junto aos médicos além da necessidade de experiência e treinamento específico. Os óculos de realidade mista oferecem potencial para superar essas limitações e fornecem avaliações de risco de queda autoguiadas por meio de tarefas clínicas validadas. No entanto, há evidências limitadas se os idosos estão dispostos a usar e aceitar a tecnologia.

Objetivo: O objetivo deste estudo foi determinar a usabilidade de uma aplicação em realidade mista para identificar o risco de quedas em idosos.

Métodos: Um aplicativo personalizado foi desenvolvido e implantado em um óculos do modelo HoloLens para orientar os usuários em quatro tarefas de mobilidade: cinco vezes sentar-para-ficar de pé, cronometrado para cima e para ir, olhos abertos postura e olhos fechados postura. Dez adultos mais velhos usaram o fone de ouvido e completou uma avaliação autoguiada, pensando em voz alta. Os participantes eram entrevistados para perguntar sobre seus gostos, desgostos e utilidade percebida com o aplicativo. As entrevistas foram gravadas, transcritas e codificadas em temas. Os participantes também completaram a escala de usabilidade do sistema.

Resultados: Três temas foram identificados: conforto, capacidade de aprendizagem e utilidade. Adultos mais velhos relataram que o fone de ouvido era pesado de usar, eles precisavam de tempo para aprender a navegar através do aplicativo e achei o aplicativo útil para entender o risco de queda. Pontuação média do SUS era 71,9.

Conclusões: um aplicativo de realidade mista autoguiado tem o potencial de oferecer risco de queda rotineira avaliação para idosos. Aumentar o conhecimento sobre o risco de queda de idosos pode melhorar a queda triagem de risco e fornecer estratégias de tratamento para reduzir lesões relacionadas a quedas.

 

 

AUTORIA:

Katherine L. Hsieh PhDa, Ruopeng Sun PhDb, Jacob J. Sosnoff PhDa,

Department of Kinesiology and Community Health, University of Illinois at Urbana-Champaign, Urbana, IL, USA; bDepartment of Physical Medicine and Rehabilitation, StanfordUniversity, Redwood City, CA, USA.