Quando pensamos em usuários de tecnologia de ponta, os idosos nem sempre são os primeiros a vir à mente.
No entanto, uma nova tecnologia tem cativado os públicos jovem e idoso. A Realidade Virtual (VR) é uma tecnologia que simula
a experiência de estar em um tempo e lugar diferente, permitindo que seu usuário visualize e sinta que está em outro ambiente.

A realidade virtual já entrou no setor de vida para idosos, sendo usada em comunidades de aposentados para ajudar a reduzir a solidão,
melhorar cuidados médicos e fornecer aventuras e estímulo para os idosos.

REALIDADE VIRTUAL PERMITE PASSEIOS A LARES DE IDOSOS:

Maple Knoll Village, uma comunidade de aposentados sem fins lucrativos de propriedade e operado pelas Comunidades Maple Knoll no subúrbio de Cincinnati, Ohio, recorreu à realidade virtual para mostrar aos futuros moradores como suas futuras casas serão e se sentirão. Em vez de optar por passeios presenciais durante o Covid-19, algumas comunidades de idosos têm usado realidade virtual para proporcionar passeios em seus espaços para potenciais residentes e suas famílias.

Passeios em Realidade Virtual também podem ser úteis para idosos que estão se preparando para uma mudança para locais que não podem visitar pessoalmente. Ao simular o ambiente de um lar de idosos, a Realidade Virtual pode ajudar a eliminar o medo da mudança, ajudar a estabelecer uma experiência memorável de uma instalação e remover o medo do desconhecido.

MELHORANDO O ATENDIMENTO MÉDICO:

Além de usar o RV como forma de compartilhar a experiência residencial com potenciais residentes, a tecnologia está sendo usada dentro dos lares de idosos para melhorar o atendimento médico. RV pode aliviar a dor física fornecendo uma distração durante procedimentos médicos que podem ser desconfortáveis ou indutores de ansiedade. Pesquisadores também sugeriram que essa tecnologia pode ser usada para melhorar a saúde cognitiva em idosos. De fato, um estudo da Universidade de Maryland relatou uma melhora de 8,8% na precisão geral ao usar RV para aprender novas informações. A RV também pode ajudar os idosos a retreinar suas habilidades motoras e cognitivas, permitindo-lhes construir novas habilidades motoras e mentais. Além disso, outro estudo recente aponta que a RV pode melhorar o equilíbrio e fortalecer os conectores neurais que suportam nossas habilidades sensoriais, motoras e cognitivas.

Alguns pesquisadores estão usando jogos em RV para detectar um declínio na memória e raciocínio espacial, ambos ligados ao Alzheimer e outras formas de demência. Os médicos podem detectar mais facilmente esses problemas de saúde em jogos de RV, onde os jogadores têm que se orientar em diferentes cenários, quando comparados com ambientes clínicos.

ENFRENTANDO O ISOLAMENTO SOCIAL:

Um novo relatório das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina aponta que mais de um quarto dos adultos com 65 anos ou mais relataram se sentir socialmente isolados. Além disso, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, “os idosos estão em um risco aumentado de isolamento social e solidão, pois são mais propensos a enfrentar fatores como viver sozinho, perda de familiares ou amigos, doença crônica e perda auditiva”. O declínio na audição e na baixa visão pode fazer com que a interação com os outros e a desfrute de novas experiências se sintam difíceis. Quando deixado sem tratamento, o isolamento a longo prazo pode aumentar o risco de depressão, ansiedade, doenças cardíacas e pressão alta.

Para combater o isolamento social, o Alcove, um aplicativo construído pela AARP Innovation Labs,criou um ambiente vr interativo e imersivo que permite que idosos e suas famílias explorem espaços de RV juntos, fazendo a ponte entre os membros da família, especialmente para aqueles que vivem de longa distância.

À medida que os Baby Boomers continuam a entrar na aposentadoria, a adoção de tecnologias de realidade virtual ajudará a diminuir a lacuna nos cuidados de saúde e aliviar a demanda dos prestadores de cuidados. Nos próximos anos, podemos esperar ver a realidade virtual se tornar a nova norma para a indústria de cuidados de idosos.

 

 

AUTORIA:

Erin Navaro 

https://www.bizjournals.com/cincinnati/news/2021/03/08/the-benefits-of-virtual-reality-for-seniors.html